Assim, de modo sintético, o principal objetivo do curso é qualificar os egressos para atuarem em Modelagem Computacional, capacitando estes para a solução de problemas que necessitem conhecimentos multidisciplinares teóricos e aplicados sobre modelos físicos e matemáticos, e suas resoluções eficientes, através de simulações numéricas e métodos computacionais. Mais precisamente, detalha-se os seguintes aspectos:

1 - Entende-se como problemas a serem tratados aqueles com capacidade de adaptação e aprendizado, sujeitos eventualmente a instabilidade e incertezas. Por exemplo fenômenos com características não lineares, sistemas dinâmicos, fenômenos complexos, associados mais precisamente as linhas de pesquisa em i. Modelagem de Fluídos Geofísicos e Fenômenos deTransporte e ii. Sistemas Robóticos e Autônomos.

2 - O termo eficiente refere-se ao fato de que os egressos estarão habilitados a escolher métodos numéricos e computacionais capazes de resolver os modelos, considerando a complexidade computacional dos algoritmos que para isso serão necessários.

Desta forma o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) tem como foco a formação de profissionais capacitados a resolver problemas associados mais precisamente as linhas citadas, cujos desafios envolvem de forma multi/transdisciplinar em diferentes domínios. Com um currículo envolvendo disciplinas obrigatórias de física, matemática e computação, seguidas de disciplinas de caráter multidisciplinar, associadas as linhas de pesquisa do Programa, pretende-se que a interdisciplinaridade emerja ao longo da formação dos egressos, constituindo-os em profissionais com o perfil adequado à atuação na potencial área de Modelagem Computacional.

Cabe salientar que a o PPGMC resulta dos avanços em pesquisa e desenvolvimento tecnológico obtidos pelo seu corpo docente, majoritariamente constituído de professores da FURG, bem como na sua experiência na formação de recursos humanos.